Thursday 18 March 2010

Prédio João Paulo II

Este é o Prédio João Paulo II, situado na esquina da Av. Cristóvão Colombo com a Av. Brasil, em frente à Praça da Liberdade. Escolhi-o dentre as muitas construções que compõem o meu caminho de casa até a Escola de Arquitetura, porque, e embora tenha freqüentado a Praça com grande regularidade desde a minha infância, foi apenas depois de fazer o trabalho com o mapa que realmente percebi a sua existência (notem que ele não está no mapa que fiz de memória). Não gosto da construção particularmente - há tantas realmente bonitas no meu roteiro! - mas fiquei surpresa ao tomar conta de sua existência, então quis saber o que era - de maneira sucinta, o centro de administração de todas as PUC's e instituições relacionadas (Arquidiocese de Belo Horizonte, Cúria Metropolitana, Sociedade Mineira da Cultura).

Conversei com o homem que se encontrava na recepção no momento. Na verdade, ele estava substituindo a recepcionista no horário de almoço - ele é uma espécie de porteiro, segurança e guia (quando as pessoas precisam de orientação, ele as leva até as salas que desejam). Ele trabalha no prédio há nove anos e diz gostar muito de lá: a localização é boa, muito menos tumultuado que o centro; está rodeado por prédios bonitos, como o do Niemeyer; há a Biblioteca Pública, onde ocasionalmente pega livros emprestados; adora passar os horários de almoço na Praça da Liberdade e diz que todos que trabalham na região aproveitam muito o verde. É uma pessoa alegre e espirituosa e contou-me tudo isso com um sorriso no rosto - parecia realmente sincero.

No comments:

Post a Comment