Thursday 11 March 2010

Conceitos

Flâneur
Termo que vem do francês flâneur. Tem o significado básico de "andarilho" ou "ocioso". Vem do verbo flâner, que significa "passear".
Charles Beaudelaire desenvolveu um significado derivado de flâneur: "uma pessoa que anda pela cidade a fim de experimentá-la". Já Walter Benjamin conferiu-lhe a conotação de ponto de resistência ao capitalismo, por não se adequar ao sistema. Para ele, o flâneur é uma espécie de herói urbano, que transita pelos espaços urbanos observando-os e refletindo-os.
Na Arquitetura e Urbanismo, descreve aqueles que são afetados indiretamente e sem querer por um desenho especial - a experiência daquele que está só de passagem. Projetar para o flâneur é uma maneira de abordar a questões psicológicas do ambiente construído.
Atualmente, o flâneur é tido como uma pessoa que se ausenta de qualquer vínculo com a sociedade, para visualisar o mundo sem pontos de vista limitados. Ela observa não o que é comum para todos, mas o que passa despercebido.

Deriva
Parte do movimento Situacionista, que atuou com grande força na década de 1960. Buscava a constituição de novas territorialidades, que resgatassem as múltiplas formas de nomadismo que as cidades modernas foram progressivamente excluindo. Representa a prática de deixar-se levar. A idéia constitui-se em derrubar as percepções pré-estabelecidas ou separadas para cada contexto, de acordo com sua função. Dessa forma, ao andar sem rumo, os praticantes da Deriva formam suas próprias impressões e visões dos lugares.

Parkour
Em português, "a arte do deslocamento". Movimento contemporâneo que corresponde à arte de mover-se de um ponto para o outro da maneira mais rápida e eficiente possível. O traceur (praticante do parkour) usa suas habilidades humanas físicas para superar obstáculos diversos, que podem ser qualquer coisa no ambiente circundante. Para isso, ele é obrigado a olhar de uma maneira diferente para o meio físico, possibilitando maior percepção dos espaços.

Flashmob
São aglomerações instantâneas de pessoas em um local público para realizar uma pré-determinada ação inusitada. As pessoas se dispersam tão rapidamente quanto se reúnem, sem oferecer explicações. As reuniões normalmente são combinadas através de e-mails e outras formas de comunicação social. No mundo inteiro, flashmobs vêm ganhando cada vez mais aspectos políticos, deixando de designar apenas uma mudança de rotina ou modificar o meio urbano.

No comments:

Post a Comment